Mente sã, corpo são.
Seguindo a necessidade atual da sociedade, em equilibrar a correria do dia a dia com uma melhor qualidade vida, um método alimentar ganha cada vez mais notoriedade e adeptos no mundo: a nutrição funcional.
Considerada por muitos como a Nutrição do Século XXI. Atua no tratamento e acima de tudo na prevenção, ou seja, fortalece os sistemas do nosso organismo para que funcionem corretamente e não adoeçam.
Nutrição Tradicional X Nutrição Funcional
Nutrição Tradicional
A nutrição tradicional trata da saúde coletiva através de recomendação de dietas especificas para cada caso. Como por exemplo: diabetes, hipertensão, obesidade, colesterol alto, entre outros. Todas essas dietas são baseadas em calorias.
Nutrição Funcional
A nutrição funcional trata da saúde como um todo. Através de sinais e sintomas que o paciente apresenta, é analisado todos os sistemas integrados e assim tratar a causa da doença. A nutrição funcional não é baseada em contagem de calorias, é baseada no valor nutricional dos alimentos e na sua funcionalidade dentro do organismo.
A nutrição funcional revitaliza o organismo, de forma a interagir com todos os nutrientes e células contribuindo para um bom funcionamento do organismo.
A nutrição funcional considera prioritariamente a individualidade bioquímica do paciente, e, desta forma, as suas necessidades particulares, proporcionando a interação entre todos os sistemas do corpo, incluindo as relações que existem entre o funcionamento físico e aspectos emocionais.
Entenda melhor
– A Nutrição Funcional rastreia os sintomas, sinais e características do organismo de cada paciente e relaciona-os com a carência ou excesso dos nutrientes, para corrigir os desequilíbrios nutricionais que geram sobrecarga no sistema imunológico e que podem provocar doenças crônicas como: obesidade, depressão, fibromialgia, artrite reumatoide, síndrome do pânico, osteoporose, diabetes…
– Os processos bioquímicos englobam os desequilíbrios nutricionais, estruturais e hormonais, o stresse oxidativo, a desintoxicação do organismo, as alterações imunológicas, entre outros.
– A nutrição funcional não tem como principal objetivo o emagrecimento, mas sim melhorar o bem-estar e o metabolismo do corpo humano.
– Além de indicar a melhor combinação de alimentos saudáveis, o profissional também pode recomendar o uso de suplementos vitamínicos, seja em cápsulas ou probióticos, porque essa é uma ótima maneira de potencializar os resultados e, até mesmo, para otimizar a ação dos próprios alimentos.


