Origem
A palavra “psicologia” vem do Grego antigo psyque, que significa “mente”, e logos, que significa “conhecimento ou estudo”.
Parece impossível estudar a máquina mais complexa da terra, que é a mente humana. Mas, embora não possamos observar diretamente a mente, tudo o que fazemos, pensamos, sentimos e dizemos é determinado pelo seu funcionamento.
O que estuda a psicologia?
A psicologia é uma ciência centrada nos fenómenos comportamentais e processos mentais dos seres humanos. Em outras palavras, consiste no estudo sobre o modo como o indivíduo manifesta as suas emoções, valores e ideias, e como estas afetam a sua saúde mental e física.
A partir de diversas técnicas de análise, o psicólogo é capaz de detetar doenças e distúrbios mentais ou de comportamento. Também é capaz de ajudar o paciente a interpretar os seus sentimentos e orientá-lo a compreender as suas emoções.
O trabalho dos psicólogos é altamente variado, mas todos compartilham um objetivo primordial. Esse objetivo é ajudar as pessoas a terem uma vida melhor.
As nossas vidas diárias são profundamente impactadas pela maneira que interpretamos centenas de estímulos (positivos ou negativos) que recebemos todos os dias.


