Drª. Rafaela Maia

Área de Atividade Clínica

– Psicologia Clínica

– Terapia EMDR

 

Formação Académica

– Licenciatura em Psicologia pela Universidade Portucalense Infante D. Henrique

– Mestrado em Psicologia Clínica e da Saúde pela Universidade Portucalense Infante D. Henrique

 

Experiência Profissional

– Psicóloga -  Clínica Colina Saúde (2022-Atual)

– Psicóloga – Consultório Privado Porto (2021-Atual)

– Psicóloga Júnior – Agrupamento de Escolas de Canedo – FAPfeira (2019-2020)

– Psicóloga Estagiária Curricular – Agrupamento de Escolas de Pedrouços-Maia (2018-2019)

 

Outras atividades profissionais e formação de elevado interesse técnico-científico

– Curso Intensivo | Neuropsicologia Infantil – ReConstruir – Psicologia e Desenvolvimento Pessoal – 2022

– Curso Intensivo Perturbação Espetro do Autismo: Compreender e Intervir – ReConstruir – Psicologia e Desenvolvimento Pessoal – 2022

– Workshop Processo de Orientação Vocacional – MDC Psicologia & Formação – 2022

– EMDR Nível 2 – GO4 Consulting – 2022

– Intervenção Psicológica com Pessoas LGBTQ – Ordem dos Psicólogos Portugueses – 2021

– Workshop Online "Intervir na Ansiedade no Adulto” – ReConstruir – Psicologia e Desenvolvimento Pessoal – 2021

– Workshop Online: "A Depressão no Adulto: Da Compreensão à Intervenção" – ReConstruir – Psicologia e Desenvolvimento Pessoal – 2021

– Certificado de Competências Pedagógicas – MDC Psicologia e Formação – 2021

EMDR Nível 1 – CPTL & Espaço da Mente – 2021

– Intervenção Psicológica em Problemas Ligados ao Álcool – Ordem dos Psicólogos Portugueses – 2021

– Intervenção com Crianças e Jovens em Risco – Ordem dos Psicólogos Portugueses – 2021

– WISC-III Escala de Inteligência de Weschler para Crianças – MDC Psicologia & Formação – 2021

– Elaboração de Relatórios Psicológicos – MDC Psicologia e Formação – 2019

– Workshop de Tradução e Interpretação da Língua Gestual Portuguesa – 2017


Publicações em Revistas Científicas

  1. Maia, R., Vagos, P. (2021). Relação professor-aluno e comportamentos agressivos: A prespetiva do aluno. Livro de Atas do Simpósio Internacional de Psicologia da Educação: passado, presente e futuro. 208-222. https://doi.org/10.48528/9r7c-q311
  2. Coelho, F. C., Jesus, S. N., & Maia, R. (2020). LightOnYou: Mindfulness, Yoga and Meditation for elementary school students. Revista Psicologia, Atas do X Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia, 34(1), 399-405. https://doi.org/10.17575/psicologia.v34i1.1681
  3. Coelho, F., Jesus, S. N., & Maia, R. (2020.) “LightOnYou”: Mindfulness and Yoga for Elementary School Students. A Pilot Study. In M. Milcus, M. Stevens & S. N. Jesus (Eds.). Modern Research in Psychology. Rethinking Research Collaborative (pp. 163-167). Bucareste: Editura Universitara. https://doi.org/10.5682/9786062810337
  4. Maia, R., Carvalhais, L., & Vagos, P. (2020). Development and preliminary psychometric study of the student version of the teacher-student relationship scale. Revista Psicologia, Atas do X Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia. 34(1), 282-287. https://doi.org/10.17575/psicologia.v34i1.1681

Comunicações orais em congressos e encontros científicos:

  1. Oradora na Mesa Redonda com Alumni "Experiências e desafios sentidos na transição e adaptação ao mercado de trabalho em Psicologia" – Universidade Portucalense – 2021
  2. Relação Professor-Aluno e Comportamentos Agressivos: A Perspetiva do Aluno – Comunicação Oral apresentada no Simpósio Internacional de Psicologia da Educação: passado, presente e futuro, realizado no Departamento de Educação e Psicologia da Universidade de Aveiro, nos dias 24 e 25 de setembro de 2020.


Comunicações em painel vertical (Pósters) em congressos e encontros científicos:

  1. Relação Professor-Alunos e Comportamentos Agressivos: A perspetiva do aluno – Poster apresentado no Encontro Científico de Psicologia 2020: "Troca de ideias entre mestres a meio caminho do mestrado" – Universidade Portucalense · 2020
  2. “Development and preliminary psychometric study of the student version of the Teacher-Student Relationship Scale” – Poster apresentado no X Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia – 2019